MESOMILHO: UM MODELO DIDÁTICO DA FOLHA DO MILHO

Auteurs-es

  • Ana Luiza Simões de Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Gabriel Rabelo Fonseca Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Júlia Bebiano Corrêa Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ana Carolina Oliveira Duarte Universidade do Estado de Minas Gerais

Mots-clés :

Mesofilo, Monocotiledônea, Zea mays

Résumé

O milho pertencente à família Poaceae, uma planta monocotiledônea. O mesofilo da folha tem estrutura peculiar e desempenha um papel fundamental na fotossíntese e nas trocas gasosas.  O modelo biológico tem como finalidade auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de anatomia vegetal, permitindo aos estudantes uma visualização mais clara e concreta das estruturas presentes no mesofilo da folha. O objetivo deste trabalho foi elaborar um modelo didático elucidando a anatomia da folha de milho, além de proporcionar uma representação tátil para auxiliar no ensino de botânica. O modelo didático foi elaborado por discentes do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da UEMG-Divinópolis em junho de 2023. Os materiais utilizados foram de baixo custo e fácil acesso. O modelo recebeu o nome de MESOMILHO, em referência ao mesofilo de folhas de plantas de milho. Dentre os modelos didáticos existentes poucos são voltados para botânica e ainda mais limitados para anatomia vegetal. Foi possível perceber no desenvolvimento do modelo didático da folha de milho, que recursos que possibilitam a visualização ampliada de estruturas microscópicas são bastante significativos no processo de ensino aprendizagem. O modelo pode sem utilizado durante aulas expositivas, aulas práticas, aulas interativas, exposições, intervenções e auxiliam na aprendizagem de alunos com deficiência visual.

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Références

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Publié-e

2023-12-31

Comment citer

Andrade, A. L. S. de ., Fonseca, G. R. ., Corrêa, J. B., & Duarte, A. C. O. (2023). MESOMILHO: UM MODELO DIDÁTICO DA FOLHA DO MILHO . Journal of Geospatial Modelling, 3(1), 178–182. Consulté à l’adresse https://cajapio.ufma.br/index.php/geospatial/article/view/22200

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Artigos