A EXPERIMENTAÇÃO ALIADA AO ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA EM FISIOLOGIA VEGETAL COM DISCENTES DO ENSINO MÉDIO
Mots-clés :
Ensino de Botânica, Ensino básico, Residência pedagógicaRésumé
O Ensino de Botânica apresenta inúmeros desafios quando trabalhado em sala de aula, seja pela falta de afinidade com o conteúdo por parte dos docentes ou pelo desinteresse dos estudantes em relação a essa temática. Assim sendo, o presente trabalho apresenta uma oficina de ensino de Fisiologia Vegetal, que combina apresentações teóricas com experimentos práticos. Tal oficina envolveu a realização de três experimentos com estudantes do ensino médio: a ascensão da seiva, a cromatografia de pigmentos cloroplastídicos e a plasmólise de células vegetais. Dessa forma, observou-se que os estudantes, inicialmente, demonstraram interesse, mas também impaciência durante as apresentações teóricas, porém, ao iniciar os experimentos, houve maior envolvimento dos discentes. Nesse sentido, os resultados indicam que as aulas experimentais desempenham um papel importante no processo de ensino-aprendizagem, despertando o interesse dos alunos e permitindo a construção do conhecimento. Assim, foi possível constatar que a inclusão de práticas experimentais aliadas ao ensino teórico pode contribuir para o enriquecimento do aprendizado dos estudantes, estimulando a curiosidade e a investigação autônoma dos educandos e, consequentemente, tornar os conteúdos de Botânica mais próximos da realidade dos discentes.
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