INSTAGRAM COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BOTÂNICA
Palavras-chave:
Impercepção botânica, Ensino-aprendizagem, Redes sociaisResumo
O ensino da botânica constantemente recebe críticas por ser considerado entediante e de pouca relevância e uma das formas de reverter essa percepção negativa é o uso de abordagens mais atrativas como as redes sociais. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi apresentar o perfil de Instagram do Projeto Botânica em Todo Lugar como uma ferramenta de auxílio nas aulas de botânica da Educação Básica, a partir do compartilhamento de informações acerca da taxonomia e morfologia de vegetais presentes em nosso dia a dia, contribuindo para minimizar o fenômeno da impercepção botânica. A metodologia utilizada foi a observação e classificação das postagens do perfil tendo por base as principais temáticas mencionadas, espécies e famílias abordadas e a interação do público a fim de observar o engajamento do perfil e as postagens mais curtidas e comentadas. As postagens no referido perfil oferecem aos usuários uma ampla variedade de informações botânicas por meio de posts e stories sobre a taxonomia e morfologia das espécies abordadas, bem como a distribuição geográfica, usos e os maiores produtores mundiais. Desde a criação do perfil, cerca de 59 espécies já foram mencionadas, distribuídas em um total de 34 famílias, e o post com o maior engajamento com 191 curtidas. Portanto, conclui-se que o perfil @botanicaemtodolugar_ enriquece o aprendizado do aluno podendo ser usado como uma ferramenta de auxílio para as aulas e no combate à impercepção botânica.
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Referências
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