Formação moral e constituição da sociabilidade no Emílio de Rousseau: a educação das paixões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2966-1196.v2n1e26744

Palavras-chave:

Educaçao moral, Sociabilidade, Paixões, Rousseau

Resumo

Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo iluminista que se dedicou a pensar não só a sociedade do século XVIII e o modo como viviam os homens, escravos uns dos outros e de suas próprias paixões, mas que também se debruçou a pensar a natureza, a condição humana e a educação. Tendo como base o estudo do Segundo Discurso e do Livro IV do Emílio ou da educação,  o presente artigo pretende analisar a possibilidade da formação virtuosa das paixões no pensamento educacional de Rousseau. A metodologia consiste em estudos de bibliografia das obras de do filósofo genebrino e outros especialistas. A hipótese é de que a gênese da sociabilidade e o modelo antropológico apresentados no Segundo Discurso, o escrito político-filosófico, servem como quadro para se pensar, na obra pedagógica,  a educação moral do menino Emílio e a constituição de uma sociabilidade agregadora pela educação do amor-próprio para seu lado positivo de maneira conjugada à piedade.

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Biografia do Autor

Sophia Calil Breymaier, Universidade de São Paulo (USP)

Graduada em pedagogia. Mestranda em Educação pela FEUSP.

Carlota Boto, Universidade de São Paulo (USP)

Professora Doutora Titular da FEUSP.

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Publicado

2025-06-01

Como Citar

Breymaier, S. C., & Boto, C. (2025). Formação moral e constituição da sociabilidade no Emílio de Rousseau: a educação das paixões. Revista Iluminus, 2(1), 1–16. https://doi.org/10.18764/2966-1196.v2n1e26744

Edição

Seção

Artigos - Século XVIII