A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES AFRODESCENDENTES: LUGARES, ENTRE-LUGARES E PRECONCEITO RACIAL EM VENCIDOS E DEGENERADOS, DE NASCIMENTO MORAES
Resumo
O presente artigo apresenta um estudo sobre as identidades afrodescendentes, com o objetivo de mapear lugares, entre-lugares da afrodescendência, e também, a denúncia contra o preconceito racial e a reafirmação do papel do negro na sociedade retratada no romance-crônica Vencidos e degenerados, do autor afro-maranhense Nascimento Moraes, publicado em 1915. O processo de construção de identidades afrodescendentes surge do cotidiano em que os sujeitos negros estão inseridos, espaços que são marcados pela esperança de dias melhores, por uma sociedade igual entre negros e brancos e por uma valorização dos afrodescendentes, marcados por disputas, preconceitos e discriminações. Focalizamos alguns episódios da narrativa por evidenciar a construção e afirmação da identidade, com base nos estudos de Bhabha (1998); Du Bois (1999); Duarte (2013); Fanon (2008); Hall (2011).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Littera on lineEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.