A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA PELA ÓTICA DA TEORIA DA ATIVIDADE

Autores

  • Francisco Wellington Borges Gomes Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palavras-chave:

Teoria da atividade, Identidade profissional, Professor de inglês

Resumo

A  Teoria da Atividade, a concepção de aprendizagem como atividade histórica e socialmente determinada permite, além da identificação da atual conjuntura do sistema educacional, a investigação dos processos psicológicos/cognitivos subjacentes à formação de professores, oferecendo arcabouço teórico necessário à reflexão de como e porque nossos professores atuam. Neste artigo, discuto como a formação da identidade profissional de professores de língua inglesa é moldada pelo contato social com colegas de trabalho.  Para isso, descrevo um estudo conduzido com professores de um curso de extensão em língua inglesa  da Universidade Federal do Piauí.  Os resultados mostram que os professores em questão construiram sua identidade profissional com base na observação,  nos contatos e nas experiências sociais com outros profissionais, acumulados ao longo de sua formação e exercício profissional.
 
Palavras-chave: Teoria da atividade. Identidade profissional. Professor de inglês

Abstract: In the Activity Theory the concept that learning is an activity determined historically and socially allows us both to identify the current conjuncture of the educational system as well as to investigate the psychological/cognitive processes underneath teacher training, offering the theoretical approach necessary to the reflection on how and why teachers act in a certain way. In this paper, I discuss how the construction of identity of English teachers is modeled by social contact with other teachers.  For that, I describe a study conducted with english teachers of an extension course of english  at Universidade Federal do Piauí.  The results show that those
teachers buit up their professional identity through observation, social interaction and social experiences with other English teachers during their  training and professional experience.
 
Keywords: Activity theory. Professional identity. English teachers

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Wellington Borges Gomes, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor da Universidade Federal do Piauí  (UFPI). Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Como Citar

GOMES, Francisco Wellington Borges.
A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA PELA ÓTICA DA TEORIA DA ATIVIDADE
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 3, n. 5, 15 Mar 2013 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/littera/article/view/1265. Acesso em: 18 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos