APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CONTEXTO VIRTUAL: uma análise na Rede Social de Aprendizagem de Línguas Hellotalk
Resumo
Este estudo tem como objetivo discutir o processo de aprendizagem colaborativa de Língua Espanhola, como língua adicional, na rede social de aprendizagem de línguas (RSAL) Hellotalk. Para tal, buscamos identificar as características da aprendizagem colaborativa no Hellotalk e observar de que modo se constrói esse tipo de aprendizagem nessa RSAL.A aprendizagem colaborativa é aqui compreendida, a partir da proposta de Dillenbourg (1999), como processo no qual os aprendizes são responsáveis pela aprendizagem uns dos outros por meio do desenvolvimento de capacidades de interação, do pensamento crítico, pela negociação de informações assim como a resolução de problemas. Para a compreensão do conceito de redes sociais, nos baseamos em Recuero (2009, p.22), para quem rede social constitui-se de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais), de modo que tais interações podem dar-se de modo síncrono ou assíncrono. Na rede social Hellotalk, a aprendizagem de espanhol, como língua adicional, se dá através das trocas entre aprendizes, em que cada um ensina sua língua materna e aprende a língua do outro. No que tange à metodologia, optamos pela etnografia virtual, a partir da captura de telas dessa rede social. O resultado das análises aponta para o reconhecimento de diferentes pilares da aprendizagem colaborativa no âmbito do uso da rede social analisada, entre os quais: “interdependência de tarefas”, “interdependência de metas”, “a divisão de tarefas”, dentre outros.
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