HENRIQUE V E A MEMÓRIA NAS PEÇAS HISTÓRICAS DE SHAKESPEARE
DOI:
https://doi.org/10.18764/2177-8868v13n26.2022.12Palavras-chave:
peças históricas, Henrique V, memória, esquecimentoResumo
As peças históricas de Shakespeare levam ao palco eventos políticos do passado medieval inglês. Este artigo investiga como as peças históricas em geral, e Henrique V, em particular, lidam com questões da memória, da história e da invenção de uma identidade nacional. Tem-se proposto, ao menos desde Ernest Renan, que a existência de uma nação depende menos de uma identidade linguística, étnica ou religiosa e muito mais da existência de uma memória coletiva – e a memória sempre implica uma determinada interpretação do passado. Ao mesmo tempo em que se relacionam com concepções elisabetanas da história, as peças históricas de Shakespeare ajudam a imaginar um passado coletivo por meio da recordação e do esquecimento de eventos históricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Littera Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais Littera on lineEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.