O discurso feminino em o despertar, de Kate Chopin

Autores

  • Deisi Luzia Zanatta Universidade de Passo Fundo (UPF) Católica de Santa Catarina - Campus, de Jaraguá do Sul - SC.

Resumo

A língua não é um sistema fechado de signos linguísticos, mas algo que se relaciona com a exterioridade, por meio da qual o indivíduo se relaciona e as forças ideológicas se expressam. Com isso, este artigo tem por objetivo realizar uma abordagem sobre a análise do discurso em literatura, especificamente no romance O despertar da escritora norte-americana Kate Chopin (1851-1904) e publicado em 1899. Para tal, dá-se ênfase às questões da tomada de posição-sujeito, ideología e inconsciente levando em consideração que o texto literário se materializa pela linguagem e consequentemente, é na e pela linguagem que a cultura do mundo que a literatura representa também se consolida. A protagonista do romance, Edna Pontellier, constrói seu discurso emancipatório e com isso, estabelece um conflito discursivo com o discurso de outrem, representado pelo sistema patriarcal. A importância desse trabalho ocorre devido à relevância de pesquisas que permitem uma interface entre a teoria da Análise de Discurso e romances da literatura. A fundamentação teórica utilizada nesse estudo se baseou nos postulados de Michel Pêcheux (1975) sobre a Análise do Discurso, nos postulados de Mikhail Bahktin (1975, 1929) sobre o discurso do outro; a incompletude do sujeito através de Eni Orlandi (1988) e de acordo com José Luiz Fiorin (1998), algumas considerações sobre formações ideológicas e discursivas. Quanto à metodologia, se trata de um estudo bibliográfico. A análise evidenciou que Edna Pontellier, em um determinado momento da narrativa, se dá conta de si como sujeito e assume, então, uma posição-sujeito contrária ao discurso de outrem, ou seja, que discorda das normas da formação discursiva e ideológica do sistema patriarcal, que coloca a mulher em situação de inferioridade. A personagem principal constrói sua identidade ao se constituir como sujeito de seu discurso, mas percebe que o seu discruso é limitado pelo discurso do outro.

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Biografia do Autor

Deisi Luzia Zanatta, Universidade de Passo Fundo (UPF) Católica de Santa Catarina - Campus, de Jaraguá do Sul - SC.

Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2019) cuja tese integrou um Procad – projeto de Cooperação Acadêmica Interinstitucional em que instituições participantes foram: Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, de Assis, Marília e Presidente Prudente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Passo Fundo (UPF). A investigação da pesquisa teve como foco os espaços e modos de ler de acadêmicos ingressantes de Letras e de Pedagogia dessas IES. Mestra em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2013) na linha de pesquisa Produção e recepção do texto literário cuja dissertação foi dedicada à pesquisa sobre a personagem de ficção na obra The Awakening, de Kate Chopin. Especialista em Língua e Cultura Inglesa (URI/2010) em que o estudo se voltou para a emancipação feminina nos contos de Kate Chopin. Membro da The Kate Chopin International Society. Professora Tutora On-line Católica de Santa Catarina - Centro Universitário, unidade de Jaraguá do Sul – SC. E-mail: deisil.zanatta@gmail.com

 

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Publicado

2019-12-09

Como Citar

Zanatta, D. L. (2019). O discurso feminino em o despertar, de Kate Chopin. Revista Húmus, 9(27). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10928