APERFEIÇOAR O CORPO É UM DIREITO HUMANO? o pós-humano transhumanista sob a ética dos sujeitos nômades e a metáfora ciborgue

Autores

  • Mateus de Oliveira Fornasier Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) http://orcid.org/0000-0002-1617-4270
  • Norberto Milton Paiva Knebel Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Resumo

Este artigo busca compreender como o biohacking se relaciona com a liberdade ligada à vida pelos Direitos Humanos. Objetivos específicos: i) explorar a noção teórica de ética nômade (Braidotti); ii) compreender o ciborguismo (Haraway) e considerá-lo a partir da crítica à tecnologia (Feenberg); iii) elaborar dialeticamente um diálogo entre essas teorias para construir uma relação sua para com os Direitos Humanos. A técnica de pesquisa utilizada é a revisão bibliográfica, tendo em vista a perspectiva e a resposta serem teóricas, abordando o tema de forma qualitativa e dialética.


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Biografia do Autor

Mateus de Oliveira Fornasier, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Professor dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Direito e da Graduação em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com Pós-Doutorado em Direito e Teoria (Law and Theory) pela University of Westminster (Reino Unido).

Norberto Milton Paiva Knebel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Fornasier, M. de O., & Knebel, N. M. P. (2020). APERFEIÇOAR O CORPO É UM DIREITO HUMANO? o pós-humano transhumanista sob a ética dos sujeitos nômades e a metáfora ciborgue. Revista Húmus, 10(28). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/13420

Edição

Seção

Perspectivas da Filosofia