CIDADE E JOGO: prototipagem de um jogo pervasivo para combater o discurso de ódio online

Autores

  • Susana Raquel Costa Centro de Investigação em Artes e Comunicação/Universidade do Algarve
  • Bruno Mendes da Silva Centro de Investigação em Artes e Comunicação/Universidade do Algarve

Resumo

O problema do discurso de ódio online tem vindo a ganhar espaço nas sociedades digitais contemporâneas. Neste artigo, numa primeira fase, procuramos compreender a ascensão do discurso de ódio digital e apresentamos algumas linhas de atuação desenhadas no âmbito do projeto europeu “Play Your Role: gamification against hate speech”, que tem como principal objetivo a implementação de um contra-ataque a esse tipo de conteúdo, utilizando os videojogos e a ideia de gamificação como alavancas de reforço comportamental positivo entre jovens. 

Numa segunda fase, exploramos, a partir de uma abordagem participativa, capaz de transformar o público-alvo do projeto numa comunidade de atores-chave, a prototipagem de um jogo pervasivo, em ambiente urbano, capaz de promover a consciencialização social para este problema, transformando o espaço urbano numa interface lúdica.

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Biografia do Autor

Susana Raquel Costa, Centro de Investigação em Artes e Comunicação/Universidade do Algarve

Susana Costa é doutoranda em Média-Arte Digital (Universidade Aberta / Universidade do Algarve). Atualmente ela é gestora de ciência e tecnologia no Centro de Investigação em Artes e Comunicação, com o qual colabora. Integrou a equipa de vários projetos internacionais e publicou e apresentou trabalhos científicos. As suas áreas de investigação são literacia dos média e tecnologia e educação. Ultimamente, tem trabalhado sobre o discurso de ódio online, integrado a equipa do projeto europeu “Play Your Role: gamification against hate speech”

Bruno Mendes da Silva, Centro de Investigação em Artes e Comunicação/Universidade do Algarve

Bruno Mendes da Silva is graduated in Cinema and Video in 1995 from School of Arts of Oporto (ESAP), got his post-graduation in Arts Management in 1998 from Macao Institute of European Studies (IEEM), got his PhD in Literature and Cinema in 2008 from University of the Algarve (UALG), Portugal and his Post PhD in Interactive Cinema in 2016 also from UAlg. He is the Coordinator of Communication Sciences area at School of Education and Communication (ESEC) and the Director of the degree in Communication Sciences. He is the Vice coordinator of the Research Centre for Arts and Communication (CIAC). He was a TV Producer and Director from 1995 to 2000 at Teledifusão de Macau (TDM) and has been invited to International Art and Film Festivals such as Fresh (Thailand), Dokanema (Mozambique), Loop (Spain), Festival de la imagen (Colombia) , Ecologias Digitales (Colombia), The Scrip Road Macau (China) and FILE (Brazil). He has participated in 17 scientific projects (as investigator-in-charge or research member) and is the author of several books, book chapters and other scientific publications (over 70). It has several doctoral and master thesis orientations completed. He is the Director of the Journal Rotura - Communication Sciences and Arts . He has dedicated the last decade to the research of the relations between Communication, Art and Technology and won the Ceratonia Scientific Award.

Referências

This research was funded by the European Union’s Rights, Equality and Citizenship Programme (2014-2020).

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Publicado

2021-04-21

Como Citar

Costa, S. R., & da Silva, B. M. (2021). CIDADE E JOGO: prototipagem de um jogo pervasivo para combater o discurso de ódio online. Revista Húmus, 11(31). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16536

Edição

Seção

DOSSIÊ INTERNACIONAL BRASIL E PORTUGAL: leituras, experimentações, práticas comunitárias e coesão social e territorial