A narratividade formativa Ética em Paul Ricouer

Autores

  • Herasmo Braga de Oliveira Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - PROFESSOR PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ -PROFESSOR ADJUNTO DE LETRAS PORTUGUES, UESPI - FLORIANO. http://orcid.org/0000-0003-0129-4015

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n42.2024.25

Palavras-chave:

Paul Ricouer, Ética, Narrativa, Mimese, Estética

Resumo

Neste estudo partimos da reflexão em torno da narrativa e das ideias formuladas por Ricoeur, relacionando com as questões da interpretação, do tempo e dos elementos éticos e estéticos, para confrontarmos a convergência nas narrativas diante da composição de uma poética no âmbito do pensamento de Paul Ricouer. A análise terá por base os três tomos de Tempo e Narrativa (2010a, 2010b, 2010c,), O si-mesmo como outro (2014), e Teoria de Interpretação (2019). Em Ricoeur o encontro nas narrativas da ética, estética, hermenêutica de si, reconhecimento de si através do outro, o experenciar em profundidade, o que as narrativas nos apresentam, a qualidade da prosa literária, a intuição estetizada, porquanto todas vão na direção de reconfigurar o sujeito, para torná-lo na prática um ser de ação ética com as pessoas, com o mundo, pela ampliação dos seus horizontes hermenêuticos/interpretativos acerca das coisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herasmo Braga de Oliveira Brito, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - PROFESSOR PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ -PROFESSOR ADJUNTO DE LETRAS PORTUGUES, UESPI - FLORIANO.

Atualmente é docente do quadro permanente da pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Piauí, Coordenador do curso de Letras Português do campus Josefina Demes - Floriano (PI), professor Adjunto II, com Dedicação Exclusiva, pela Universidade Estadual do Piauí. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2003), graduação em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (2004), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Santo Agostinho (2005), Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2008), graduando em Direito pelo Instituto Camilo Filho, Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2008) e Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Neorregionalismo, Imaginário e Narratividade (NENN), registrado no Diretório de Pesquisas do CNPQ. Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência - PIBID/UESPI. Membro da equipe de Coordenação Adjunta do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) - Literário, da Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Inep). Avaliador de livros Didáticos pelo MEC e de revistas acadêmicas. Atua como Crítico Literário na coluna Toda Palavra do jornal Diário do Povo. Faz parte do corpo editorial da revista eletrônica dEsEnrEdoS (ISSN 2175-3903).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nas seguintes linhas: Literatura Brasileira (Neorregionalismo, Literário Brasileiro, Autoficção e Marginalidade), Teoria Literária (estudos da narratividade e mímeses), Literatura Comparada (diálogos entre Literatura e Cinema; Cinema Regionalista e Neorregionalista; Literatura e História) e Literatura e Filosofia (Paul Ricoeur, Alasdair MacIntyre e Walter Benjamin). Tem experiência nas área de História, Literatura Teoria e Critica, Produção Textual e Cinema.    

Referências

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985

BENJAMIN, Walter. Linguagem, Tradução, Literatura (filosofia, teoria e crítica); tradução João Barrento. –1. ed; 1 reimpressão – Belo Horizonte, Autêntica, 2020.

CROCE, Benedetto. Estética como Ciência da Expressão e Linguística Geral: teoria e história; organização Giuseppe Galasso; tradução Omayr José de Moraes Júnior – 1.ed. – São Paulo: É Realizações, 2016.

GADAMER, Hans-Georg. A Atualidade do Belo: a arte como jogo, símbolo e festa; tradução de Celeste Ainda Galeão. – Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985

HEIDEGGER, Martin. A Origem da Obra de Arte. Tradução de Maria da Conceição Costa. Editora Edições 70, LDA, 2004.

MODERNO, João Ricardo. Estética da Contradição. – [2ed]. – São Paulo: Perspectiva, 2013.

MUSIL, Robert. O Homem sem Qualidades; tradução Lya Luft, Carlos Abbenseth – 4 Ed. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

RICOEUR, Paul. Percurso do Reconhecimento; tradução Nicolás Nyimi Campanário, Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 2006.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa: a intriga e a narrativa histórica. Tradução: Cláudia Berliner; revisão da tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010a. Vl. 1

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa: a configuração do tempo na narrativa de ficção. Tradução: Cláudia Berliner; revisão da tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.b Vl. 2.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa: o tempo narrado. Tradução: Cláudia Berliner; revisão da tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010c. Vl. 3.

RICOEUR, Paul. O Si-Mesmo como Outro. Tradução Ivone C. Benedetti – 1ª ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

RICOEUR, Paul. Teoria da Interpretação: o discurso e o excesso de significação. Tradução: Artur Morão. Edições 70, LDA, 2019

TAYLOR, Charles. A Ética da autenticidade. São Paulo: É Realizações, 2011.

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Brito, H. B. de O. . (2024). A narratividade formativa Ética em Paul Ricouer. Revista Húmus, 14(42). https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n42.2024.25