Editorial

Autores

  • Paulo Silas Taporosky Filho UNINTERUnC

Resumo

Publicada aqui a última edição do ano de 2024 da Revista Húmus. Intitulada “Técnica, Corpo e libertação”, a edição conta com trabalhos dos saberes da Filosofia, do Direito, da História, da Sociologia, da Literatura e áreas afins das ciências humanas e sociais, mantendo-se fiel a sua proposta de abranger diferentes disciplinas de em menor ou maior grau se relacionam de alguma forma. São 22 artigos publicados nessa edição de número 43, o que representa uma ampla colaboração dos diversos pesquisadores que submeteram seus trabalhos para a revista Húmus a fim de compartilhar seus escritos com a comunidade acadêmica. O pensamento de Lenz Buchmann, análise ontológico-existencial da corporeidade em Heidegger, as relações internacionais e o embargo à Cuba, os desdobramentos musicais nas religiões de matrizes africanas, a presença da Revolução Francesa no contexto político brasileiro nos anos de 2018-2022, a presença na mídia de homens em situação de rua, os conselhos federativos no Brasil com relação a governança para pessoas idosas, a mediação e a conciliação como meios de acesso à saúde para a pessoa com deficiência, análise das eleições municipais no Rio de Janeiro com a participação de mulheres jovens, valoração de recursos ambientais, análise da localidade de Santa Leocádia em um município catarinense e sua vinculação com a Guerra do Contestado, sustentabilidade e educação ambiental trabalhados por lentes digitais, o conceito de Biologia-cultural de Humberto Maturana e Ximena Dávila, análise das estratégias de inclusão e de renovação institucional a partir da ODS 16, proposta de abordagem metodológica para o ensino de história por meio de animações digitais, modos de plantio diversos e suas implicações no campo, a questão da identidade nacional na África, a relação entre prazer, vida e moralidade a partir de Kant, o conceito de meio ambiente na BNCC estudado pela análise do discurso, a participação das mulheres na constituinte do Brasil em 1988, a função humanizadora da literatura e sua relação com os direitos humanos e a influência da participação pela democracia deliberativa na gestão pública no Brasil são os temas trabalhados com esmero por cada um dos autores da presente edição, tendo-se como resultado mais um número da revista que entrega ao leitor diversas abordagens e perspectivas sobre temáticas que merecem o estudo!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Silas Taporosky Filho, UNINTERUnC

Professor no Centro Universitário Internacional (UNINTER) e na Universidade do Contestado (UnC); Mestre em Direito (UNINTER); especialista em ciências penais; especialista em processo penal; especialista em filosofia; advogado.

 

Downloads

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Taporosky Filho, P. S. (2024). Editorial. Revista Húmus, 14(43). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/25315