O HOMEM PÓS-MODERNO E A METODOLOGIA DE FOUCAULT

Autores

  • Alcides de Sousa Coelho Júnior Instituto Federal do Maranhão – IFMA
  • Luís Roberto Sousa Mendes Universidade Federal de Rondônia

Resumo

O caminho do chamado método foucaultiano não está predefinido, não é estabelecido a priori nem é traçado sobre um projeto alicerçado e robusto, senão que é construído no próprio ato de caminhar com desapego ao formalismo da técnica e do procedimento. Foucault desenvolveu verdadeira crítica à racionalidade procedimental moderna como ideia unificadora e totalitária do método, como ponto único e privilegiado de observação do mundo. Foucault não toma o homem como núcleo central de construção de seu pensamento nem forja suas definições e seu olhar sobre esse tal homem pré-construído, mas propõe um verdadeiro projeto para demonstrar a necessidade da libertação do homem das tramas do poder. Na Genealogia, o que interessa a Foucault (2011) é o poder como mecanismo capaz de explicar e determinar como se produzem os saberes, a articulação entre saber e poder e a construção do homem e das interações sociais a partir dessa articulação.

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Biografia do Autor

Alcides de Sousa Coelho Júnior, Instituto Federal do Maranhão – IFMA

Mestre em Administração pela Faculdade FEAD. Pós-graduado em Direito Processual: grandes transformações (UNISUL/LFG). Pós-graduado em Direito Processual Civil (UNISUL/LFG). Graduado em Direito (UFPI) Procurador Federal-Chefe junto ao Instituto Federal do Maranhão – IFMA

Luís Roberto Sousa Mendes, Universidade Federal de Rondônia

Professor Adjunto na Universidade Federal de Rondônia com Doutorado em Filosofia Politica pela Pontificia Università Antonianum, Itália. Atua como pesquisador dos Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica. Linha de Pesquisa: Discurso, Cultura, Educação e Sociedade Contemporânea, certificada pela UFMA

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Publicado

2015-09-01

Como Citar

Júnior, A. de S. C., & Mendes, L. R. S. (2015). O HOMEM PÓS-MODERNO E A METODOLOGIA DE FOUCAULT. Revista Húmus, 5(14). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3970