A EDUCAÇÃO MODERNO-SÓLIDO E A APRENDIZAGEM MODERNO-LÍQUIDO: Aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida

Autores

  • Cláudia Tapia Sikilero Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo tem como objetivo problematizar a educação contemporânea a partir do adágio aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida, através das noções de Bauman Modernidade Sólida e Modernidade Líquida. Excertos de documentos da UNESCO são mobilizados para caracterizar e pensar na discursividade em que a educação é apresentada em nosso tempo. Assim, as metáforas de Bauman tornam-se úteis na reflexão sobre as mudanças na ênfase dada para a aprendizagem. O imperativo contemporâneo está em aprender a aprender e ser um sujeito flexível, capaz de viver com as incertezas, com a responsabilidade pelas escolhas e as consequências que elas acarretam, em um mundo fluido que muda constantemente e que desafia os modos da educação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Tapia Sikilero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2017-04-01

Como Citar

Sikilero, C. T. (2017). A EDUCAÇÃO MODERNO-SÓLIDO E A APRENDIZAGEM MODERNO-LÍQUIDO: Aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida. Revista Húmus, 7(19). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/6999