NOMADISMOS E IMOBILISMOS: “Consumindo” conexões e desconexões no âmbito sócio educacional

Autores

  • Luciana Velloso

Resumo

O presente texto se organiza através de uma teia de discussões bibliográficas, composta por autores que contribuem para articular as temáticas em pauta com argumentos levantados ao longo de obras de Zygmunt Bauman (1999, 2008, 2009, 2011, 2013). Discutimos questões como as permanências e rupturas que perpassam os espaços sociais, com foco nos educacionais, que ao mesmo tempo em que parecem cada vez mais nômades, fluidos e conectados, também coincidem com tantos outros nos quais modelos ainda muito atados a uma lógica semelhante à da escolarização jesuítica, que tantas heranças nos deixou. E neste mundo de tantas conexões, ainda há que se questionar as generalizações e os grupos que permanecem fora deste circuito, tendo seus corpos e mentes sendo docilizados e restringidos em suas oportunidades de acesso à rede de conhecimentos produzidos globalmente. Reforçamos o papel da Sociologia para docentes e discentes no exercício da imaginação sociológica (MILLS, 1959) como nos escritos de Bauman que nos auxiliam a ampliar nossas percepções para além de binarismos e generalizações, defendendo cada vez mais com Morin (2012 e 2011) a necessidade de se defender a religação dos saberes, em um constante estímulo ao estimular o pensamento complexo.

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Biografia do Autor

Luciana Velloso

Doutora em Educação pela Universidade.

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Publicado

2017-04-01

Como Citar

Velloso, L. (2017). NOMADISMOS E IMOBILISMOS: “Consumindo” conexões e desconexões no âmbito sócio educacional. Revista Húmus, 7(19). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/7006