A UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA DE ACREDITAÇÃO DE OPERADORAS COMO INSTRUMENTO GERENCIAL

Autores

  • Camila Dezideiro Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
  • Everaldo da Silva Centro Universitário de Brusque e Centro Universitário Leonardo da Vinci. http://orcid.org/0000-0001-9716-8421

Resumo

A qualidade está diretamente ligada à produtividade, redução dos custos e satisfação dos clientes. Para se posicionar no mercado quanto a sua qualidade, as empresas buscam obter o Certificado de Acreditação e assim manter seus processos em conformidade com requisitos previamente estabelecidos pela acreditadora da sua área de atuação. É importante ressaltar que o artigo não em a pretensão de esgotar toda essa temática, e nem mesmo abordar todos os pressupostos teóricos, o que de fato seria impossível, porém iniciar ou até mesmo continuar essa discussão, para isso realizou-se um estudo exploratório, de natureza qualitativa, desenvolvida na empresa UNIMED DE BRUSQUE COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO, com dois informantes-chave entrevistados, ocupantes de cargos da gestão na empresa. Objetivou-se identificar a consciência dos gestores sobre a Resolução Normativa – RN 277. Os métodos de análise utilizados foram a entrevista e a análise de discurso. Os resultados obtidos demonstraram que a Unimed Brusque possui uma forte cultura voltada para a melhoria continua e a satisfação de clientes. Também foi evidenciado o conhecimento dos gestores sobre a RN277 e sua importância.

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Biografia do Autor

Camila Dezideiro, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Graduado em Administração (UNIFEBE) Especialista em Gestão de Negócios (Valor Humano/UNIFEBE). E-mail: camiladezideiro@hotmail.com

Everaldo da Silva, Centro Universitário de Brusque e Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Sociólogo, Antropólogo e Cientista Político. Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política (UFSC). Professor e Pesquisador. E-mail: prof.evesilva@gmail.com

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Publicado

2017-12-02

Como Citar

Dezideiro, C., & Silva, E. da. (2017). A UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA DE ACREDITAÇÃO DE OPERADORAS COMO INSTRUMENTO GERENCIAL. Revista Húmus, 7(21). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/7923