BOAS PRÁTICAS RELACIONADAS AOS ALIMENTOS E PRODUTOS POR SERVIÇOS DE DELIVERY DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Palavras-chave:
Delivery, Boas práticas, COVID-19, Higiene alimentarResumo
Introdução: A pandemia de COVID-19 tem imposto um enorme desafio a saúde pública e gerado impactos quanto as mudanças nos hábitos da população. Neste sentido, este estudo analisou os serviços de delivery de alimentos e os aspectos relacionados ao controle higiênico-sanitário e suas recomendações, durante o período de pandemia. Método: Trata-se de um estudo observacional e transversal. Todos os participantes entrevistados preencheram um questionário via Google Forms com questões sobre os protocolos de higiene dos serviços de delivery durante a pandemia, entre fevereiro e março de 2021. Resultados: Entre 187 entrevistados, 71,0% era do sexo feminino e com escolaridade variável, a maioria possuía ensino médio completo/superior incompleto (48,7%). O hábito de consumir alimentos via delivery aumentou significativamente durante a pandemia (p< 0,0001). O principal tipo de alimento consumido foi o lanche (49,7%). Apenas 43,3% afirmaram que o entregador sempre fazia uso de máscara, 64,7% afirmaram que quando fez o pagamento com cartão, o entregador nunca higienizava a maquininha, e apenas 35,3% dos clientes sempre lavavam as mãos antes de receber o pedido/67,4% após receber o pedido. Falta de lacre/item de segurança nos produtos, ausência de higienização das embalagens, foram consideravelmente reportados por parte dos clientes. Conclusão: Durante a pandemia houve aumento do consumo de alimentos via serviços de delivery e, parte dos serviços prestados não estavam condizentes com boas práticas quanto aos aspectos de (bio)segurança que visam a contenção da propagação do SARS CoV-2 e outros patógenos.
Palavras-chave: Delivery. Boas práticas. COVID-19. Higiene alimentar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Pesquisa em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.