ASPECTOS CLÍNICOS, EPIDEMIOLÓGICOS E TERAPÊUTICOS EM UM GRUPO DE PACIENTES hipertensos / Clinical, epidemiological and therapeutic aspects in a group of hypertensive patients
DOI:
https://doi.org/10.18764/Keywords:
Hipertensão Arterial, Fatores de Risco, Saúde da FamíliaAbstract
Introdução. A hipertensão arterial constitui um problema de Saúde Pública, é um distúrbio clínico crônico não transmissível mais comum, não apenas em países desenvolvidos.Objetivos. Conhecer o perfil sócio-demográfico e identificar os fatores de risco presentes em um grupo de hipertensos assistidos pela Estratégia Saúde da Família no município de Belágua-MA, Métodos. Estudo descritivo realizado segundo a IV Diretrizes de Hipertensão Arterial. A coleta de dados foi realizada por meio de instrumento de pesquisa com questões referentes aos fatores de risco e regime terapêutico adotado, totalizando 79 hipertensos. Resultados. Observou-se que dos 59,5% eram mulheres, idade predominante foi maior de 60 anos. Relacionado aos fatores de risco 54,8% dos pacientes relataram ser tabagistas, 66% não eram portadores de Diabetes Mellitus e 64,5% apresentaram índice de massa corporal dentro dos padrões normais. Dos hipertensos 41,8% apresentaram níveis pressóricos normais no momento da entrevista, 60,7% fazia uso associado de dois medicamentos. Conclusão. Os resultados obtidos mostraram que as características sócio-econômicas e estilo de vida podem representar obstáculos para mudanças de comportamento e melhora do diagnóstico e dos riscos inerentes à hipertensão arterial.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.