AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS, MARANHÃO / NUTRITION EDUCATION ACTIVITIES ASSESSEMENT IN PUBLIC SCHOOLS FROM SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRAZIL
DOI :
https://doi.org/10.18764/Résumé
Introdução: A infância apresenta importantes aspectos para a formação de hábitos e práticas comportamentais em geral, e especificamente alimentares. Nesse contexto, a escola aparece como espaço privilegiado para o desenvolvimento de ações de melhoria das condições de saúde e do estado nutricional das crianças, sendo um setor estratégico para a concretização de iniciativas de promoção da saúde Objetivo: Avaliar ações de educação nutricional em escolas públicas de São Luís (MA). Métodos: Estudo transversal realizado em alunos de duas escolas públicas. Para avaliação utilizou-se duas estratégias de intervenção nutricional: intervenção com nutricionista e intervenção com professor capacitado. Foram utilizados dois instrumentos sobre a pirâmide dos alimentos e higiene pessoal. Resultados: Avaliou-se 422 alunos de duas escolas, 64,4% foram submetidos à intervenção com nutricionista e 35,5% à intervenção com professor. Em relação aos alunos submetidos às intervenções por nutricionista e por professores capacitados, foi observada diferença entre os tipos de intervenção. As médias finais de acerto no instrumento da pirâmide dos alimentos e entre a idade, os alunos de series mais avançadas apresentavam maior número de acertos. Não foi observada associação importante entre o sexo e o tipo de intervenção, quando utilizado a higienização das mãos como instrumento de avaliação. Conclusões: As duas intervenções utilizadas tem importância significativa para avaliação do processo de educação nutricional nas escolas. No entanto, no presente estudo observou-se que no grupo da intervenção com nutricionista obteve-se melhores resultados sobre conhecimento de alimentação e nutrição dos alunos.Palavras-chave: Educação Alimentar e nutricional. Avaliação. Escolas.
Abstract
Introduction: Childhood is important for the formation of habits and behavioral practices in general, specifically regarding food. In this context, the school is a privileged space for the development of activities to improve children's health conditions and nutritional status, besides being a strategic sector for implementation of health promotion initiatives. Objective: To evaluate nutrition education in public schools from São Luís, Maranhão, Brazil. Methods: For evaluation, two nutrition intervention strategies were used, as follows: nutritionist intervention and trained teacher intervention. Two instruments about the food pyramid and personal hygiene were used. Results: 422 students from two schools were evaluated. 64.4% underwent intervention by nutritionist and 35.5% underwent intervention by a trained teacher. In relation to students subjected to nutritionist and trained teacher interventions, there was a statistically significant difference between intervention types. In the final means of the food pyramid instrument and between ages, students of the most advanced grades had higher scores. There was no significant association between students' gender and intervention type when hand hygiene was used as evaluation tool. Conclusions: The two interventions have significant importance for nutrition education assessment in schools. However, it was observed in this study that the nutritionist intervention group achieved the best results on students' food and nutrition knowledge.
Keywords: Food and Nutrition Education. Evaluation. Schools.
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Publié-e
2016-03-21
Comment citer
Cabral, N. A. L., Oliveira, A. T. V., Sampaio, G. C., Brito, A. C. D., Abreu, D. da S. de, & Castro, E. E. C. (2016). AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS, MARANHÃO / NUTRITION EDUCATION ACTIVITIES ASSESSEMENT IN PUBLIC SCHOOLS FROM SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRAZIL. Revista De Pesquisa Em Saúde, 16(3). https://doi.org/10.18764/
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