PREVALÊNCIA DE TRAUMA POR ACIDENTE DE MOTO NOS USUÁRIOS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO / PREVALENCE OF MOTORCYCLE ACCIDENT TRAUMA AMONG USERS SEEN AT A UNIVERSITY HOSPITAL IN MARANHÃO
Abstract
Introdução: Os acidentes de trânsito no Brasil, traduz-se em um complexo problema de saúde pública, pois aumentam à proporção em que acontece o desenvolvimento econômico e tecnológico da sociedade moderna, resultando em implicações econômicas e sociais. O Nordeste se destaca com elevado incremento na taxa de morbimortalidade em decorrência de acidentes de moto, sobrecarregando o sistema de saúde, com internações muitas vezes prolongadas. Objetivo: Identificar a prevalência de pacientes que sofreram trauma por acidentes de moto. Método: estudo transversal prospectivo de abordagem quantitativa, realizado no setor de Ortopedia de um Hospital Universitário do Maranhão. Resultados:A faixa etária predominante entre 18 e 35 anos (65%), do sexo masculino (77,50%), solteiros (72,2%), ensino médio completo (35%), moradores do município de São Luís (MA) (57,5%). Estavam na posição de condutor (92,50%), os acidentes tiveram maior ocorrência no turno da noite (37,50%) sendo referido ser a primeira vez (52,50%) relatou ser a primeira vez que sofreu acidente de moto, afirmaram não estar acima do limite de velocidade (70%) e não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (55%). O uso do capacete foi referido por 65% e 75% referiram não estar alcoolizados. Conclusão: a prevalência teve como maioria vítimas adultos jovens, do sexo masculino; com ensino médio completo e que não possuem Carteira Nacional de Habilitação.
Descritores: Acidente de trânsito. Motocicletas. Prevalência.
Abstract
Introduction: Traffic accidents in Brazil translate into a complex public health problem, as they increase as the economic and
technological development of modern society takes place, resulting in economic and social implications. The Northeast stands
out with a high increase in the morbidity and mortality rate due to motorcycle accidents, overloading the health system, with
hospitalizations that are often prolonged. Objective: To identify the prevalence of patients who suffered trauma due to motorcycle
accidents. Method: prospective cross-sectional study with a quantitative approach, performed in the Orthopedics sector
of a University Hospital in Maranhão, Brazil. Results: The predominant age group is between 18 and 35 years old (65%), male
(77.50%), single (72.2%), complete high school (35%), residents of the capital São Luís-MA (57.5%). They were in the driver's
position (92.50%), accidents had a higher occurrence during the night shift (37.50%) and it was reported to be the first time
(52.50%) reported to be the first time he had a motorcycle accident, said they were not above the speed limit (70%) and did not
have a National Driver's License (55%). The use of the helmet was reported by 65% and 75% reported not being drunk. Conclusion:
the prevalence had mostly young adult male victims; complete high school and do not have a National Driver's License.
Keywords: Traffic accident. Motorcycles. Prevalence.
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