Educação, Crítica e Emancipação: Uma Leitura Filosófico-Social do “IEMA”

Autores

  • JOSÉ HENRIQUE SOUSA ASSAI Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • MÔNICA JULIANA DE JESUS OLIVEIRA Universidade Federal do Maranhão
  • VALDEANE DE OLIVEIRA SILVA Universidade Federal do Maranhão

Resumo

O projeto filosófico da Teoria Crítica, desde a sua gênese, foi a de pensar o “Social” identificando os problemas ali encontrados e propondo orientação de resolução para os mesmos. Sob o ponto de vista da filosofia social, ancorado nos pressupostos da pesquisa crítica, o “Social” é entendido pelas práticas, relações e instituições sociais enquanto condições constitutivas para o exercício da liberdade. No interior do “Social” e, de modo bem específico em nossa pesquisa no tocante ao programa social ‘Mais IDH’, a educação ocupa um lugar temático de pesquisa permitindo encetar, na interface educação e crítica, possibilidades para a transformação da sociedade. Levando em consideração a anterior exposição, queremos explicitar nesta pesquisa que o atual programa educacional maranhense – o IEMA – pode ser pensado a partir da teoria crítica como alternativa para responder às patologias sociais de cunho sociopolítico-educacional situadas no cenário maranhense na medida em que busca responder à questão da efetivação das condições mínimas de existência social de todos os assistidos pelo referido projeto pedagógico.

Palavras-chave: O Social. Teoria Crítica.  IEMA.

 

Education, Critical and Emancipation: a Philosophical-Social Reading of The "IEMA"

ABSTRACT

The philosophical project of the Critical Theory is thinking the “Social” and identify the social problems in order to resolution them. From the point of view of social philosophy, anchored in the presuppositions of critical research, the "Social" is understood by social practices, relations and institutions as constitutive conditions for the exercise of freedom. Within the "Social" and very specifically in our research on the social program 'More HDI', the education is established a thematic locus of research allowing to open at the interface education and criticism, possibilities for the transformation of our society.Taking into account the previous assumptions, we aim to make explicit in this research that the current educational social program - IEMA - can be thought from the critical theory as an alternative to respond to sociopolitical and educational social pathologies in the Maranhão States to the extent that we look for answer to the question of the realization of the conditions of social existence of all those assisted by the educational program.

Keywords: Social. Critical Theory. IEMA.

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Biografia do Autor

JOSÉ HENRIQUE SOUSA ASSAI, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor Adjunto de Filosofia no Curso de Ciências Humanas (UFMA).

 

 

MÔNICA JULIANA DE JESUS OLIVEIRA, Universidade Federal do Maranhão

Discente do Curso de Ciências Humanas (UFMA). Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa ‘Filosofia Social e Teoria Crítica’

 

VALDEANE DE OLIVEIRA SILVA, Universidade Federal do Maranhão

Licenciatura em Letras (UEMA). Discente do Curso de Ciências Humanas (UFMA). Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa ‘Filosofia Social e Teoria Crítica’

 

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

ASSAI, J. H. S., OLIVEIRA, M. J. D. J., & SILVA, V. D. O. (2019). Educação, Crítica e Emancipação: Uma Leitura Filosófico-Social do “IEMA”. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 5(1), 69–80. Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/11955

Edição

Seção

Artigos