Falando do Corpo, Calando a Cultura: Discursos sobre o Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio
Resumo
O corpo humano possui um conjunto de significados que vão além da materialidade biológica. Ele é uma construção social. Os Estudos Culturais em Educação compreendem que a escola possui um papel determinante na construção das identidades dos indivíduos e encontra-se permeada de pedagogias culturais. Os livros didáticos são artefatos culturais que comunicam sobre como ser e estar na sociedade, podendo reforçar estereótipos e exclusões. Objetivou-se analisar os discursos sobre o corpo humano presentes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio utilizados em escolas da rede pública de ensino de São Luís, Maranhão. O estudo revelou que os conteúdos biológicos sobre o corpo humano são preponderantes em relação às informações de perspectiva sociocultural. Biologia, Anatomia e Fisiologia corporal são abordadas com prioridade e demonstram o reforço à representação cartesiana do corpo considerado máquina, saudável e apto à reprodução. Sugere-se repensar tais discursos e que se inclua discussões sociais e culturais sobre o corpo humano nos livros didáticos de Biologia.
Palavras-chave: Corpo Humano. Livros Didáticos. Estudos Culturais. Ensino de Biologia.
Speaking of the Body, Silencing the Culture: Discussions on The Human Body in Textbook of Medium Education Biology in Brazil
ABSTRACT
The human body has a set of meanings that go beyond biological materiality. It is a social construction. The Cultural Studies in Education understand that the school has a determinant role in the construction of the identities of the individuals and is permeated of cultural pedagogies. Textbooks are cultural artifacts that communicate about being and being in society, and can reinforce stereotypes and exclusions. The objective was to analyze the discourses about the human body present in high school biology textbooks used in schools of the public school of São Luís, Maranhão. The study revealed that biological contents on the human body are preponderant in relation to information from a sociocultural perspective. Biology, Anatomy and Body Physiology are addressed with priority and demonstrate the reinforcement to the Cartesian representation of the body considered machine, healthy and fit for reproduction. It is suggested to rethink such discourses and to include social and cultural discussions about the human body in the textbooks of Biology.
Keywords: Human Body. Didactic Books. Cultural Studies. Teaching of Biology.
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