Filosofia e Cinema

Autores

  • LUIZ MANOEL LOPES Universidade Federal do Cariri.

Resumo

Trata-se de apresentar considerações sobre uma estranha relação entre Bergson e Husserl que aparece subliminarmente no modo de Deleuze pensar o cinema. A descrição surge aqui, como o ponto que nos permite enfocar influências fenomenológicas na maneira que Deleuze pensa as personagens videntes as quais se destacam no cinema-tempo; já o par atual-virtual nos remete para Bergson, sobretudo quando Deleuze nos apresenta as descrições e narrativas cristalinas como sendo durações em estado puro.

Palavras-chave: Deleuze. Bergson. Husserl. Fenomenologia. Cinema.

 

Philosophy and Cinema 

ABSTRACT:

It is about presenting considerations about a strange relationship between Bergson and Husserl that appears subliminally in Deleuze's way of thinking about cinema. The description emerges here as the point that allows us to focus phenomenological influences on the way Deleuze thinks of the seer characters who stand out in cinema-time; The current-virtual pair, however, refers us to Bergson, especially when Deleuze presents us with the crystalline descriptions and narratives as pure durations.

Keywords: Deleuze. Bergson. Husserl. Phenomenology. Movie theater.


[1] Artigo submetido para avaliação em 10/10/2019 e aprovado em 20/10/2019.

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Biografia do Autor

LUIZ MANOEL LOPES, Universidade Federal do Cariri.

Professor de filosofia da UFCA - Universidade Federal do Cariri.

 

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

LOPES, L. M. (2019). Filosofia e Cinema. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 5(2), 175–185. Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/13009

Edição

Seção

Arte, devir e resistência