Motivação e experiência educacionais dos alunos e professores no contexto de ferramentas digitais no período de pandemia

Autores

  • LUIZ MANOEL LOPES Universidade Federal do Cariri
  • JOSEDETE GONÇALVES XAVIER
  • AUDIVANIA RODRIGUES DA SILVA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v7n2p214-223

Palavras-chave:

Ambiente motivador. Ferramentas tecnológicas. Habilidades tecnológicas. COVID-19.

Resumo

 

O presente artigo aborda a experiência educacional em tempos de pandemia, na relação bilateral aluno e professor, frente às novas ferramentas digitais. O objetivo é apresentar o ambiente familiar como motivação para o aluno, buscando lançar um novo olhar para a prática pedagógica, voltada para ferramentas educacionais e tecnologias digitais. Nesse novo cenário, percebemos também novos hábitos do aprendizado. A metodologia do presente estudo, de caráter descritivo e exploratório, aborda estudo bibliográfico e documental em que se discutem as contribuições das tecnologias digitais para a motivação dos alunos diante do processo de aprendizagem no momento em que se enfrenta a pandemia do novo Coronavírus. O artigo traz como contribuição uma breve análise do processo de aprendizagem da relação bilateral e do conhecimento prático através das ferramentas tecnológicas, novas habilidades pedagógicas, e no desenvolvimento educacional tecnológico.

Palavras-chaves: Ambiente motivador. Ferramentas tecnológicas. Habilidades tecnológicas. COVID-19.

 

Motivation and educational experience of students and teachers in the context of digital tools in the pandemic period.

 

ABSTRACT

This article discusses the educational experience in times of pandemic, in the bilateral relationship between student and teacher, in the face of new digital tools. The objective is to present the family environment as motivation for the student, seeking to launch a new look at pedagogical practice, focused on educational tools and digital technologies. In this new scenario, we also noticed new learning habits. The methodology of this study, of descriptive and exploratory character, addresses bibliographic and documentary study in which the contributions of digital technologies to the motivation of students in the learning process are discussed at the moment when the pandemic of the new Coronavirus is faced. A brief analysis of the learning process of the bilateral relationship and practical knowledge through technological tools, new pedagogical skills, and technological educational development.

Keywords: Motivating environment. Technological tools. Technological skills

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUIZ MANOEL LOPES, Universidade Federal do Cariri

 

Doutor em filosofia.

Professor adjunto da Universidade Federal do

Cariri -campus Juazeiro do Norte

 

JOSEDETE GONÇALVES XAVIER

 

Mestranda do PPGB -Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) – Juazeiro do Norte

 

 

 

AUDIVANIA RODRIGUES DA SILVA

Mestranda do PPGB - Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) – Juazeiro do Norte

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

LOPES, L. M., XAVIER, J. G., & DA SILVA, A. R. (2021). Motivação e experiência educacionais dos alunos e professores no contexto de ferramentas digitais no período de pandemia. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 214–223. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v7n2p214-223

Edição

Seção

Área Livre