O espaço dos jornalistas da economia brasileiros: gerações, origem social e dinâmica profissional

Autores

  • Antonio José Pedroso Neto

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n23p133-152

Palavras-chave:

Jornalismo econômico, Sociologia da comunicação, Mídia, Análise de correspondências múltiplas, Sociologia econômica

Resumo

Este artigo apresenta uma objetivação do espaço dos jornalistas de economia brasileiros. Para isso, foi realizada uma análise de correspondências múltiplas de 69 prosopografias de jornalistas atuantes durante 2011. São apresentadas as fontes de dados, as variáveis, suas categorias e o conteúdo correspondente. A análise demonstra que esse espaço é estruturado, fundamentalmente, a partir de princípios geracionais e que, atualmente, três gerações nele convivem. Por fim, demonstra as características específicas de cada geração vis-à-vis outras.

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Biografia do Autor

Antonio José Pedroso Neto

É doutor em ciências sociais, professor e pesquisador da Universidade Federal de Tocantins e bolsista de produtividade do CNPq.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

JOSÉ PEDROSO NETO, Antonio.
O espaço dos jornalistas da economia brasileiros: gerações, origem social e dinâmica profissional
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 12, n. 23, p. 133–152, 30 Jun 2015 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/3587. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Profissões e espaços da política