Ciências sociais e ética: sobre o respeito aos outros saberes

Authors

  • Francisca Márquez

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v16n31p45-61

Keywords:

Universidade, Ética, Ciência, Conhecimento, Epistemologia

Abstract

A história das Ciências Sociais na América Latina nos mostra que não podemos falar de ciência e Nação, pesquisa e compromisso, sem assumir a trama complexa das estruturas sociais, dos poderes e dos múltiplos saberes que subsistem nas nossas culturas. Para articular os saberes dos intelectuais às interrogantes de nossas sociedades, o desafo não é apenas compreender os problemas que estas estruturas e campos de interesses nos apontam, mas também os saberes outros, com os quais a ciência deve dialogar. A partir da análise do caso das universidades chilenas e das Ciências Sociais no país, se adverte sobre os riscos e as consequências do modelo neoliberal na construção social do conhecimento.

Palavras-chave: Universidade. Ética. Ciência. Conhecimento. Epistemologia.

Social sciences and ethics in terms of other knowledge: other knowledge in social sciences and ethics

Abstract

The history of social sciences in Latin America shows us that we cannot talk about science and nation, research and commitment without assuming the complex web of social structures, powers and multiple knowledge underlying our cultures. When intellectuals express knowledge of questions about our societies, the challenge is not only understanding the problems that these structures and fields of interests do not pose but also other forms of knowledge that science must learn to discuss.

Keywords: Ethics. Science. Knowledge. Epistemology.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-11-26

How to Cite

MÁRQUEZ, Francisca.
Ciências sociais e ética: sobre o respeito aos outros saberes
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 16, n. 31, p. 45–61, 26 Nov. 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/12890. Acesso em: 16 nov. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ: Os Intelectuais e a Especialização da Cultura