A presença-ausência dos árabes e de muçulmanos nos processos de modernização Brasileira: a readequação dos mapas coloniais
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n26p121-152Keywords:
Colonização, Árabes muçulmanos, Mundo ibérico, ModernidadeAbstract
A introdução na Europa Ibérica das plantas de cana-de-açúcar e do café e de suas técnicas de plantio e de produção constituíram as bases dos processos coloniais (“descobrimentos”, tráfico e transbordamento de milhões de africanos para a Europa e as Américas) do mundo ocidental a partir do século XV. Concomitantemente, constituíram também os processos da modernização do mundo ocidental. Nossa reflexão visa a destacar o importante papel desempenhado pelos árabes muçulmanos nos processos coloniais das Américas e, em especial, como as técnicas de plantio de cana-de-açúcar e de café, e as transformações das plantas em açúcar e dos grãos do café em café deram início à modernização do Brasil, inaugurando assim as lutas pela possessão de mais terras para atender às exigências da agricultura intensiva inventada pelos árabes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.