Chamada para dossiê: Gênero, raça e etnicidade em contextos amazônicos: práticas e poéticas de (re)existência
Sobre o Dossiê:
A região amazônica tem sofrido impactos diretos de processos globais de reprimarização da economia, caracterizados pelo foco na exploração dos assim chamados recursos naturais e pela implementação de megaprojetos de infraestrutura. As alianças para viabilizar essas propostas tendem a concentrar poder em atores não democráticos, como agentes financeiros e grandes corporações, em dinâmicas que desterritorializam comunidades tradicionais e violentam/destroem as formas de vida humanas e mais que humanas que produzem vida. Em localidades recém-urbanizadas e nas cidades, os remanejamentos, quando existentes, não contemplam infraestrutura básica (saneamento, transporte, acesso à água) ou modos de vida desvinculados à lógica urbana. Diante de adversidades, mulheres, povos tradicionais e coletivos racializados têm se destacado em ações e mobilizações coletivas, desde cosmovisões contra-hegemônicas, em práticas de cuidado em mundos mais-que-humanos e no próprio manejo com a vida cotidiana em estratégias cotidianas de enfrentamento.
Diante deste contexto, este dossiê visa fomentar o debate acerca das diversas formas de existência e resistência presentes na região amazônica, com ênfase na análise das intersecções entre gênero, raça e etnicidade como marcadores sociais na organização e gestão da vida em contextos urbanos e rurais. Convidamos pesquisadoras(es) a submeterem trabalhos que explorem, de forma conceitual e/ou empírica, temáticas como: as implicações da reprimarização da economia na vida de mulheres e grupos minoritários na Amazônia; as diversas formas de resistência protagonizadas por esses grupos em face aos desafios socioambientais na região; o papel de cosmovisões contra-hegemônicas das práticas e saberes de comunidades tradicionais na construção de alternativas para o desenvolvimento regional e global; as práticas de cuidado e a defesa de mundos mais-que-humanos como estratégias de resistência e resiliência; as experiências de organização social e gestão da vida cotidiana em comunidades amazônicas; as micropolíticas e cosmopolíticas do corpo e do território, considerando as especificidades de gênero, raça e etnicidade.
Organização:
Camila Sampaio; Lucrecia Greco; Silvia Aguião
As propostas devem ser realizadas por meio do correio eletrônico: revistapgcs@gmail.com
E as normas de submissão e outras informações sobre a REPOCS podem ser consultadas em http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/index.
Data limite para a submissão dos artigos: 31/08/2025.
Previsão de Publicação: maio de 2026.