Uma república mundial do filme
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473v20n2.2023.18Palabras clave:
Autonomia, Bourdieu (Pierre), Casanova (Pascale), Campo (modelo de), Campo literário (teoria do), Cinema, Circulação internacional, Espaço literário internacionalResumen
Este artigo, redigido em ocasião de uma homenagem feita a Pascale Casanova quando do seu falecimento prematuro em 2018, visa mostrar que seu livro La République mondiale des lettres pode interessar aos sociólogos
e não apenas aos especialistas da literatura. Esse livro figura entre os trabalhos que foram os primeiros, nos anos 1990, a desenvolver um raciocínio em termos de campo em uma escala transnacional. E ele propõe, por meio da análise do “espaço literário transnacional”, um modelo que permite nutrir o estudo das relações de força internacionais em outras atividades sociais além da literatura. O presente artigo, depois de um retorno sobre esse livro, pretende demonstrar como o modelo proposto por Pascale Casanova pode ser, quando sujeito obviamente a adaptações, exportado e transportado ao setor do cinema.
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