O percurso político de Artur Müller e a campanha de nacionalização em Jaraguá do sul (SC): “porque Deus é brasileiro e, acima de tudo, jaraguaense”
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473v22n2e27490Palabras clave:
Multinotabilidade, Campanha de Nacionalização, Mediação, Integralismo, Jaraguá do SulResumen
Este artigo examina as estratégias de mediação política e cultural de Artur Müller, empresário-político teuto-brasileiro de Jaraguá do Sul (SC), durante o Estado Novo (1937-1945). A análise do percurso político de Müller revela como a “experiência nacionalizadora” em Santa Catarina foi moldada por agentes locais que transitaram entre os interesses da comunidade e as imposições do Estado. O estudo reconstitui o contexto sociopolítico de Jaraguá do Sul na primeira metade do século XX, analisa a trajeto de Müller desde sua chegada ao município até sua atuação durante o Estado Novo, e discute como suas habilidades de mediação e suas redes de influência lhe permitiram navegar pelas tensões da época, equilibrando interesses pessoais e comunitários. A pesquisa utiliza fontes como leis, publicações de jornais, relatórios coloniais, correspondências e biografias, demonstrando como Müller se adaptou ao regime autoritário, colaborando com a “Campanha de Nacionalização” e consolidando seu poder local.
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