SOU UM MINEIRO, TENHO TENDA MINEIRA E VIVO CUIDANDO DA RELIGIÃO: fusões de tradições nas palavras de um mineiro maranhense e dos seus guias

Autores/as

  • Roberto Malighetti Università degliStudi di Milano Bicocca

Palabras clave:

Modernidade. Tradição. Hibridações. Subjetividade. Escritura. Etnografia.

Resumen

O texto solicita a reflexão sobre as complexasrelações entre modernidade e tradiçãoatravés das palavras de um mineiromaranhense. As narrações, recolhidas peloautor no decorrer das prolongadas conversaçõesem Guimarães durante o ano1996, foram inscritas por meio de um minuciosotrabalho de edição. Reinterpretandoradicalmente a colocação malinowskianada etnografia do ponto de vista do nativo,o artigo exibe a função do autor na autorizaçãoseletiva dos discursos e na fundaçãoda autoridade etnográfica. As narraçõesdo mineiro sugerem como as subjetividadeslocais, marcadas por tradiçõesmúltiplas, articulam, em modo dinâmico,pertenças multisituadas e identificaçõesmultiformes. Convidam a despedaçar asdicotomias dos discursos modernistas(modernidade-tradição, centro-periferia,global-local) em uma multiplicidade de articulaçõescomplexas, em configuraçõesnegociais produzidas pela fusão de modernidadee tradição, do global e local.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Malighetti, Università degliStudi di Milano Bicocca

Roberto Malighetti é doutor e professor titularde Antropologia Cultural da Università degliStudi di Milano Bicocca. Como estudioso deproblemas brasileiros, fez pesquisas de campoprincipalmente no Maranhão, onde dedicouparticular atenção às culturas de origem africana.Entre as suas obras publicadas em português,destaca-se O Quilombo de Frechal (Ediçõesdo Senado Federal, Brasília, 2007).

Publicado

2014-09-25

Cómo citar

MALIGHETTI, Roberto.
SOU UM MINEIRO, TENHO TENDA MINEIRA E VIVO CUIDANDO DA RELIGIÃO: fusões de tradições nas palavras de um mineiro maranhense e dos seus guias
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 11, n. 21, 25 sep. 2014 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/2868. Acesso em: 16 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ: Multiculturalismo, Tradição e Modernização em Religiões Afro-Brasileiras