A produção de Os Herdeiros
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n25p105-136Palabras clave:
Sociologia da educação, Democratização do ensino, Desigualdades de oportunidades, Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, Os HerdeirosResumen
Os Herdeiros de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron se tornou um “clássico”da sociologia francesa da educação. Este artigo examina os principais elementos pertinentes, hoje esquecidos, do contexto intelectual, social e institucional no qual a obra foi elaborada. Ele apresenta o lugar da obra na sociologia da educação nascente, no início dos anos 1960, quando grande parte dos trabalhos era consagrada à democratização do ensino. A obra se distingue em vários pontos dos estudos anteriores sobre a escolarização, em particular, os de Alain Girard. Enfim, o artigo analisa os modos de coleta e de tratamento de dados adotados pelos autores de Os Herdeiros. Se o modo de coleta de dados parece muito “artesanal”, o modo de tratamento analítico parece introduzir certa inovação em relação às pesquisas anteriores. O exame crítico desse caso particular revela alguns traços característicos da história da sociologia francesa nos anos 1970.Descargas
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Publicado
2016-01-22
Cómo citar
MASSON, Philippe.
A produção de Os Herdeiros
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 13, n. 25, p. 105–136, 22 ene. 2016 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/4275. Acesso em: 16 nov. 2024.Número
Sección
DOSSIÊ: Perspectivas Antropológicas e Sociológicas em Educação
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