NETWORK MARKETING: uma grande figura da difusão do “novo espírito do capitalismo”
Palabras clave:
Networking, Marketing, Convenção social, CapitalismoResumen
O foco do artigo são as pessoas que se associaram à empresa Amway do Brasil e que pensam e agem menos como consumidoras e revendedoras de produtos do que como patrocinadoras. Essas pessoas são os agentes da Amway (pessoas que ocupam posições numa região do espaço social que é a das classes médias brasileiras). O problema é explicar como se produz e reproduz esse corpo de agentes que dinamizam e expandem as redes constantemente conquistando novos agentes ou associados. Inspirado em Douglas (1998), o autor traçou um modelo analítico que acredita ser razoável para explicar a reprodução da coesão organizacional. Basicamente esse modelo considera que o laço social elementar de uma coletividade só é possível quando os indivíduos compartilham em suas mentes um conjunto mínimo de parâmetros sobre a ordem social. Esses parâmetros são as convenções sociais instituídas. Elas são mobilizadas constantemente nas atividades práticas que visam aumentar e dinamizar os grupos, e assim direcionam a memória coletiva e se mantêm diante dos questionamentos e apesar deles. Em seguida, o autor apresenta a semelhança entre, de um lado, as proposições das convenções principais e os temas da luta simbólica contra o atual mundo do trabalho, que são difundidos pelos distribuidores da Amway, e, de outro lado, os traços do “novo espírito do capitalismo” (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 1999).Palavras-chave: Amway. Network Marketing. Convenções Sociais e Cognitivas. Novo Espírito do Capitalismo.
ABSTRACT
The focus of article is the people who associated with the company “Amway do Brazil” and, who think and behave less as consumers and retailers of products than as sponsors. These people are the agents of Amway (people who occupy positions in a region of social space that corresponds to the region of the middle classes in Brazil). The main problem is to explain how these bodies of agents, who gather new agents or associates, giving dynamism and expanding the nets, are produced and reproduced. Inspired by Douglas (1998), the author devised an analytical model, which is believed to be reasonable to explain the reproduction and cohesion of the organization. Basically, this model considers that the elementary social bond of a collectivity is only possible when the individuals share in their minds a minimal set of parameters on the social order. These parameters are the instituted social conventions. They are constantly mobilized in practical activities which aim at increasing the groups and giving dynamism to them, and which in this way direct the collective memory allowing the social conventions to prevail, in spite of any questioning. Afterwards, the author presents the similarity between the propositions of the foremost conventions and the themes of symbolic battle against today’s work place, which are transmitted by Amway distributors, and on the other hand, the traces of “the new spirit of capitalism” (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 1999) .
Keyv vwords: Amway. Network Marketing. Social and Cognitive Conventions. New Spirit of Capitalism.
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PEDROSO NETO, Antônio José.
NETWORK MARKETING: uma grande figura da difusão do “novo espírito do capitalismo”
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 4, n. 7, 20 mar. 2012 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/816. Acesso em: 16 nov. 2024.Número
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