Chamada para dossiê: A antropologia e os territórios quilombolas: desafios e diálogos entre pesquisa e ativismo
Sobre o Dossiê:
As discussões sobre territorialidades negras ganharam força nas Ciências Sociais no Brasil nas últimas três décadas com as transformações relacionadas às lutas do movimento negro e das comunidades negras rurais e a conquista de direitos territoriais às comunidades quilombolas na Constituição Federal de 1988. Provocando novas possibilidades interpretativas e novos estudos ao trazer a dimensão etnico-racial para o centro da análise das questões agrárias, fundiárias, urbanas, ambientais e educacionais. Somado ao reconhecimento de direitos territoriais, o Censo Agropecuário, em 2017, adotou a variável cor/raça nos levantamentos; o Censo Populacional, em 2022, coletou informações específicas sobre quilombolas no Brasil e, em 2023, a política de cotas passou a garantir vagas para candidatos quilombolas. Se as políticas indicam uma possível abertura para a discussão da questão racial no Brasil envolvendo comunidades quilombolas, o registro das situações de violência no campo, as denúncias de desapossamento, a paralisação de processos de regularização fundiária dão indicativos das tensões em curso. O dossiê parte da necessidade de reunir trabalhos de pesquisa que têm se dedicado a analisar os cenários configurados no Brasil e também trazer pesquisas sobre territorialidades negras na Diáspora Latino-americana e no Continente Africano. A proposta parte das discussões realizadas durante o Seminário “A Antropologia e os Territórios Quilombolas (Norte, Nordeste e Centro- Oeste)” realizado pelos GT Quilombos e GT Pesquisadores Negros, da Associação Brasileira de Antropologia, em São Luís, na Universidade Federal do Maranhão, em 2024, e agrega discussões de agendas de pesquisas que estão sendo desenvolvidas em seminários, encontros e grupos de pesquisa, como COPENE, ANPOCS, RBA.
Organização: Carlos Benedito Rodrigues da Silva (UFMA); Cíndia Brustolin (UFMA); Osmundo Santos de Araujo Pinho (UNICAMP); Raquel Mombelli (UFSC)
As propostas devem ser realizadas por meio do correio eletrônico: revistapgcs@gmail.com
E as normas de submissão e outras informações sobre a REPOCS podem ser consultadas em http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/index.
Data limite para a submissão dos artigos: 31/12/2025.
Previsão de Publicação: setembro de 2026.