A EMPRESA MARANHENSE DE SERVIÇOS HOSPITALARES (EMSERH): A ESTRATÉGIA DO MARANHÃO PARA A GESTÃO DA SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO
DOI :
https://doi.org/10.18764/10.18764/2236-9473v19n1.2022.9Mots-clés :
Empresa pública, Saúde, GestãoRésumé
O artigo analisa a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), uma empresa de propriedade do Estado responsável pela gestão da saúde pública que ganhou importância durante o Governo Flávio Dino (2015-2022). Metodologicamente, o artigo baseia-se na coleta de dados em diferentes órgãos estaduais e federais, como TCU, MPU, PF e Secretaria Estadual de Saúde; também foi realizado trabalho de campo, entrevistas a funcionários da empresa e ainda análise dos pronunciamentos oficias do governo e da instituição emitidas em agências de notícias. Propomos analisar a EMSERH como estratégia política de enfraquecimento de grupos opositores, estratégia de substituição do terceiro setor na gestão da saúde, e como racionalização dos recursos destinados à saúde. Aprofunda-se a reflexão discutindo o sistema de contração da EMSERH, sua governança e o foco no atendimento ao usuário. Conclui-se o texto fazendo um balanço de possíveis perdedores e ganhadores com a ascensão dessa organização na gestão da saúde pública maranhense.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Pós Ciências Sociais 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.