DE COMO LEGBA TORNOU-SE INTERLOCUTOR DOS DEUSES E DOS HOMENS
Mots-clés :
Legba-légua Ewe-fon, Vodum, Barba Soeira, Religião, Religião Afro-Brasiliera, MaranhãoRésumé
A mais notável conseqüência do confronto das práticas religiosas negro-africanas com o cristianismo no Brasil foi a emergência das religiões afro-brasileiras nascidas na escravidão. Entre elas, a encantaria de Barba Soeira, na cidade maranhense de Codó onde se preserva o culto ao vodum Legba trazido pelo povo ewe-fon do Togo e do Benim. Invocado como Légua, recebe ainda a apelação de Légua Boji com suas variantes locais, que, a exemplo da denominação Barba Soeira, não passam de invocações que denunciam a sua mítica origem da cidade daomeana de Covetó, respeitada como o maior centro da encantaria na África Ocidental, da maneira como Codó é considerada no Maranhão.Palavras-chave: Legba-légua. Ewe-fon. Vodum. Barba Soeira.
ABSTRACT
The most remarkable consequence of the confrontation of the negro-african religious practices with the Christianism in Brazil was the emergency of the afro-brazilian religions born during slavery. Among them,Barba Soeira’s bewitchment in the city of Codó in Maranhão state, where the worship to the Legba vodum brought by the ewe-fon
people from Togo and Benim is preserved. It is invoked as Légua, and it also receives the appellation of Légua Bogi with its local different forms,those, as Barba Soeira are just invocations which show its mythical origin from the daomeana city of Covetó, recognized as the largest center of bewitchment in Western Africa, the same way the city of Codó is considered in Maranhão state.
Keywords: Legba-légua. Ewe-fon. Vodum. Barba soeira.
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CASTRO, Yeda Pessoa de.
DE COMO LEGBA TORNOU-SE INTERLOCUTOR DOS DEUSES E DOS HOMENS
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 1, n. 2, 14 oct. 2011 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/210. Acesso em: 16 nov. 2024.Numéro
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