O livro, um bem (ainda) 'diferente dos outros'? A visão alternativa do comércio do livro nos contextos francês e britânico
DOI :
https://doi.org/10.18764/2236-9473v20n2.2023.19Mots-clés :
Livro, Livraria independente, Amazon, Política cultural, França, Grã-BretanhaRésumé
A ideia segundo a qual o livro é um bem “diferente dos outros”, que escapa às leis gerais da economia, é particularmente forte na França no segmento da livraria independente. A visão sobre esta última é de que ela oferece um modo mais humano e mais autêntico de acesso ao livro do que os atores globalizados da venda online e as grandes cadeias de distribuição. A pesquisa realizada conjuntamente na Grã-Bretanha e na França mostra que essa concepção é encontrada em contextos jurídicos e econômicos muito diferentes, já que a Grã--Bretanha abandonou, em 1995, seu sistema centenário de preço único do livro. A análise comparativa nos permite observar a circulação das representações e do imaginário da livraria independente em dois contextos nacionais contrastantes, marcados por uma renovação das livrarias independentes. O objetivo é compreender como foram construídas as representações em torno do comércio do livro nos dois países, e como se manifesta o trabalho de legitimação da livraria como um lugar “insuperável” de acesso aos livros. Mas trata-se também de analisar os valores “alternativos” veiculados pelas livrarias, bem como sua implementação concreta, que constituem um poderoso contramodelo diante das plataformas digitais de distribuição de livros.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.