“A TERRA DOS GRANDES BUMBAS”: a maranhensidade ressignificada na cultura popular (1940-1960)

Auteurs-es

  • Antonio Evaldo Almeida Barros Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mots-clés :

Identidade maranhense (maranhensidade), Cultura popular, Bumba-meu-boi, História do Maranhão (1940-1960)

Résumé

Abordamos processos de invenção e reinvenção da maranhensidade, a partir da análise de discursos, práticas e experiências sobre um momento do processo histórico (décadas de 40 e 50 do século XX) em que o bumba-meu-boi, manifestação da cultura popular, começa, de modo acentuado, a fazer parte do texto que identifica, significa e propaga o maranhense e o Maranhão.

Palavras-chave: Identidade maranhense (maranhensidade). Cultura popular. Bumba-meu-boi. História do Maranhão (1940-1960).


ABSTRACT

It is approach processes of invention and reinvention of the maranhensity. For that, it is analyzed discourses, practices and experiences about a moment of the historical process (decades of 40 and 50 of XX century) where the bumba-meu-boi, manifestation of the popular culture, starts, in accented way, to be part of the text that identify, mean and propaga the maranhense and the Maranhão.

Keywords: Maranhense identity (maranhensity). Popular culture. Bumba-meu-boi. History of the Maranhão (1940-1960).

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Biographie de l'auteur-e

Antonio Evaldo Almeida Barros, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Licenciado em História pela UFMA. Mestrando do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos, Centro de Estudos Afro-orientais, da UFBA; bolsista CAPES/UFBA. Membro do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular.

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Comment citer

BARROS, Antonio Evaldo Almeida.
“A TERRA DOS GRANDES BUMBAS”: a maranhensidade ressignificada na cultura popular (1940-1960)
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 2, n. 3, 14 oct. 2011 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/227. Acesso em: 16 nov. 2024.

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