Pierre Bourdieu, Jean-Claude Passeron e os herdeiros: uma análise sociológica singular sobre o tema da educação, 50 anos após sua publicação
Mots-clés :
Pierre Bourdieu, Escola, Capital cultural, Desigualdades escolares e sociais, Luta de classesRésumé
O artigo de Christian Baudelot e Roger Establet, Escola, a luta de classes recuperada, evidencia a atualidade das análises desenvolvidas por Pierre Bourdieu sobre o tema da escola e das desigualdades sociais. Paraos autores, a publicação de Os Herdeiros, em 1964, por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, transformou a educação - na França - tanto em um objeto científico quanto em um problema social. Ao questionarem valores caros ao sistema escolar francês, tais como os de liberdade, igualdade e fraternidade, herança de seu protagonismo na fundação da IIIa República, Bourdieu e Passeron reclamaram o estudo da escola para além de suas representações
espontâneas e ideológicas. Segundo Baudelot e Establet, o conjunto teórico elaborado por Bourdieu, desde Os Herdeiros, também afinado em análises posteriores sobre a temática da educação, ganha força analítica nos dias atuais, ainda que tenham se passado quarenta anos de profundas mudanças nos sistemas de organização e ensino escolares daquele país.
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Publié-e
2015-04-28
Comment citer
BARRETO, Mariana.
Pierre Bourdieu, Jean-Claude Passeron e os herdeiros: uma análise sociológica singular sobre o tema da educação, 50 anos após sua publicação
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 11, n. 22, 28 avr. 2015 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/3421. Acesso em: 16 nov. 2024.Numéro
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