CANTANDO PARA OS MORTOS: cerimônias fúnebres e diversidade religiosa em Cuba
Mots-clés :
Identidade Social, Religião, CulturaRésumé
Evidenciando as delicadas redes hierárquicas existentes entre as diversas religiões de matriz negro-africana praticadas em Cuba, discutirei a multiplicidade e a criatividade religiosa durante os ritos funerários para os iniciados, entre outras “Reglas”, também no Palo Monte (ou Regla Conga), sendo este o momento em que as distintas iniciações do praticante são elaboradas e dialogam com as demais práticas religiosas sendo a morte, portanto, um processo de transformação e identificação.Palavras-chave: Ritos funerários. Multiplicidade religiosa. Identidade Agencialidade. Língua oral.
ABSTRACT
Highlighting the delicate hierarchical networks between the various black african religions practiced in Cuba, I will discuss the variety and creativity in religious rites for the funeral started at the Palo Monte (or Regla Conga), at which the different initiations of the practitioner are prepared, being death, therefore, a process of transformation and identification.
Keywords: Funeral rites. Religious multiplicity. Identity. Oral language.
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Comment citer
CUNHA, Ana Stela de Almeida.
CANTANDO PARA OS MORTOS: cerimônias fúnebres e diversidade religiosa em Cuba
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 8, n. 16, 20 janv. 2012 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/688. Acesso em: 16 nov. 2024.Numéro
Rubrique
DOSSIÊ: Religiões Afro-americanas
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