Portraits sonores du Brésil : reconfiguration de l’industrie musicale et differenciation de la musique populaire bresilienne comme objet d’erudition

Auteurs-es

  • Vassili Rivron Université de Caen Basse Normandie (Caen/FR)

DOI :

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n28p73-106

Mots-clés :

Música Popular Brasileira, Folclore, Rádio, Reconfiguração, Patrimonialização

Résumé

A construção da “música popular brasileira“ como tradição emblemática, partilhada e valorizada por públicos diferentes, no Brasil e no estrangeiro, resulta de processos diversos no meio dos quais a produção radiofônica dos anos 30 a 60 tem um papel central. A reconfiguração da indústria musical no final deste período e os efeitos de geração aos quais são associados produziram estratégias originais pelas quais uma facção de atores deste meio diferenciaram a música popular como objeto de erudição específica, separado do folclore e da música erudita. Baseando-nos na análise das trajetórias de Paulo Tapajós e Almirante, artistas e produtores da dita “era do rádio“, mostraremos como nasceu uma categoria de “pesquisador da música popular”, associada à valorização de competências e linguagens musicais elaboradas no meio radiofônico, à mobilização de arquivos pessoais, à gênese de políticas patrimoniais e a estratégias coletivas de panteonização. Indagando a gênese de um movimento de resgate memorial, observaremos como está associado a processos de inovação cultural. 

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Biographie de l'auteur-e

Vassili Rivron, Université de Caen Basse Normandie (Caen/FR)

Docteur en Sociologie (EHESS). Université de Caen Basse Normandie (Caen/FR).

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Publié-e

2017-07-21

Comment citer

RIVRON, Vassili.
Portraits sonores du Brésil : reconfiguration de l’industrie musicale et differenciation de la musique populaire bresilienne comme objet d’erudition
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 14, n. 28, p. 73–106, 21 juill. 2017 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/7295. Acesso em: 16 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Cultura Popular Hoje