TV CEARÁ: processo e modernização da cultura local
Mots-clés :
Cultura, Identidade SocialRésumé
Este artigo explica como se deu, nos anos 60, a introdução de um bem de consumo, a televisão, numa sociedade periférica como a cearense, por meio de uma sucursal dos Diários Associados, a TV Ceará. Tendo como referência a concretização da tevê enquanto veículo de comunicação de massa em regiões específicas país, esta discussão tem como objetivo primordial compreender em que medida esse processo de modernização cultural foi, de fato, realizado no Ceará.Palavras-chave: Diários Associados. Televisão - Ceará. Cultura de massa. Sociologia da cultura. Cultura moderna - século XX.
ABSTRACT
This article explains how the introduction of a consumption good, the television, took place in the 60's in a peripheral society like the one from Ceará, through a branch of the Associated Diaries, the Ceará TV. Having as a reference, the materialization of the TV as a means of mass communication in specific regions of the country, this discussion mainly aims to understand to what extent this cultural modernization process, in fact, happened in Ceará.
Keywords: Diários Associados. Television - Ceará. Mass culture. Sociology of culture. Modern culture - century XX.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Comment citer
BARRETO, Mariana Mont’Alverne.
TV CEARÁ: processo e modernização da cultura local
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 5, n. 9/10, 9 mars 2012 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/776. Acesso em: 16 nov. 2024.Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.