“ZÉ DO CAIXÃO, ZUMBI, LAMPIÃO!”: Max Cavalera e as leituras liminares sobre o Brasil
Mots-clés :
Música, Cultura, Globalização, Cultura sem fronteira, Troca culturalRésumé
Este é um exercício prático de leitura social a partir de categorias antropológicas discutidas em sala de aula por ocasião da disciplina Teoria II do PPGCS/UFMA. Analisa como a obra musical do guitarrista e vocalista brasileiro Max Cavalera contém elementos que a caracterizam como liminar, de fronteira, ou intersticial ao utilizar conteúdos relativos ao universo da cultura popular brasileira mesclados ao conteúdo geral do rock e do metal em particular. Este é um fenômeno sintomático da cultura contemporânea abalizado pelo intenso fluxo de trocas globais que se realizam atualmente.Palavras-chave: Trocas culturais. Música. Globalização. Cultura de fronteira.
ABSTRACT
This is a practical exercise of a social reading from anthropological concepts debated in classroom in the Theory II discipline from PPGCS/UFMA. Analyses how a musical work of the guitarist and vocalist Max Cavalera detain elements that characterize as culture of border as using popular Brazilian contents culture twisted with general contents from universe of rock and metal in particular. This is a symptomatic phenomenon in the contemporaneous culture which became strong by the intensive flux of global exchanges that realize nowadays.
Keywords: Cultural exchanges. Music. Globalization. Culture of border.
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Comment citer
BEZERRA, Bruno Rogens Ramos.
“ZÉ DO CAIXÃO, ZUMBI, LAMPIÃO!”: Max Cavalera e as leituras liminares sobre o Brasil
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 3, n. 5, 19 mars 2012 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/801. Acesso em: 16 nov. 2024.Numéro
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