Projetando a humanidade: observações sobre a educação Apanjekra

Auteurs-es

  • Bruno Nogueira Guimarães

DOI :

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p181-194

Mots-clés :

Etnologia, Timbira, Canela Apanjekra, Projetos de desenvolvimento, Educação escolar

Résumé

A partir da análise da produção de documentos na aldeia e do envolvimento indígena na escola municipal na aldeia Porquinhos, questiono como os projetos de desenvolvimento se relacionam com aspectos mais amplos da percepção que os Apanjekra têm da população não indígena, compreendendo o Estado, do mercado e as políticas públicas. O aprendizado escolar formal está ligado à aquisição de qualidades necessárias para se relacionar com os não indígenas. Minha hipótese é que os “projetos” fazem parte do idioma das relações com os colonizadores, tratando das diferenças da memória e de princípios éticos que diferem indígenas e “brancos” nos processos de produção do parentesco e da vida coletiva.

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Biographie de l'auteur-e

Bruno Nogueira Guimarães

Doutor em antropologia social (PPGAS, MN – UFRJ). Pós-doutorando em saúde coletiva pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ (Rio de Janeiro/RJ/BR).

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Publié-e

2018-03-06

Comment citer

GUIMARÃES, Bruno Nogueira.
Projetando a humanidade: observações sobre a educação Apanjekra
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 15, n. 29, p. 181–194, 6 mars 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/8502. Acesso em: 16 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Leituras sobre os Timbira