COZINHA NA SALA: PROGRAMAS DE CASA E DECORAÇÃO NA TV E ESTILOS DE VIDA DAS CLASSES MÉDIAS PAULISTANAS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473v20n1.2023.5Palavras-chave:
Lifestyle media, Casa e decoração, Estilos de vida, Classe médiaResumo
O objetivo do artigo é compreender melhor a propagação de novos modos de morar entre as classes médias paulistanas, mais especificamente, das tendências conhecidas no mercado imobiliário como “cozinha americana” ou “cozinha gourmet” e “varanda gourmet”. Partindo da ideia estabelecida por Pulici (2011), de que as elites paulistanas não gostam de cozinhas abertas às salas e da percepção de que o chamado “conceito aberto” é a prescrição mais constante nos programas sobre casa, reforma e decoração no contexto da mídia lifestyle, levantou-se a hipótese de que ela se dirigia a algum setor da classe média. Para comprová-la, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, à audiência sistemática dos programas de televisão que circulam mundialmente pelos canais de TV por assinatura, à pesquisa documental em blogs de arquitetura, mercado imobiliário e turismo, entre outros. Ao final, sugere-se que o novo conceito de “bem morar” relaciona-se a uma mudança mais geral, abrangendo outros aspectos do estilo de vida classe média, como, por exemplo, o seu ingresso no mundo da gastronomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Direitos autorais Revista Pós Ciências Sociais
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.