“SÃO MÚLTIPLOS E EFICIENTES OS CAMINHOS UTILIZADOS PELA CLASSE DOMINANTE PARA CONSTRUIR SEUS HISTORIADORES”
Resumo
O Professor Solimar Lima é Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (1985), Bacharel em Direito pela Faculdade Maranhense São José dos Cocais (2013), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Pós-Doutor em História pela Universidade Federal da Bahia (2017). Professor Titular da Universidade Federal do Piauí, lotado atualmente no Campus Amilcar Ferreira Sobral, Floriano. É fundador e pesquisador do Núcleo de Pesquisas sobre Africanidades e Afrodescendência – IFARADÁ; e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária – NUPEES. Professor Solimar Lima já escreveu diversos livros que tratam de História, Escravidão negra, Movimentos Sociais, Direitos Humanos, Luta de classe e Luta do Movimento LGBTQI+. Dentre suas obras mais debatidas podemos destacar “Triste Pampa: resistência e punição de escravos em fontes judiciárias no RS, 1818-1833”, publicado 1998; e “Braço Forte: trabalho escravo nas fazendas da nação no Piauí (1822-1871)”, lançado em 2005. Com vasta experiência no campo da História do Piauí e da Escravidão Negra, Solimar Lima compartilhou também de forma atenciosa nessa entrevista sua longa trajetória pelos meandros da educação e suas experiências de luta como Historiador, Professor, Militante e Defensor dos Direitos Humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Terra de Pretos: Revista MultidisciplinarEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.