Tom Bombadil e a Instauração do Fantástico no Maravilhoso
Palavras-chave:
LiteraturaResumo
O presente trabalho apresenta uma análise da personagem Tom Bombadil em O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings, 1954 — 1955) tendo em vista o momento em que esta é inserida na narrativa em relação ao que ocorre anterior e posteriormente à entrada da mesma no enredo. Utilizando como arcabouço teórico as classificações de maravilhoso, fantástico, e estranho – bem como seus respectivos desdobramentos – propostas por Todorov em Introdução à literatura fantástica (2004) e o diálogo crítico entre esta e outras teorias do fantástico, inclusive a apresentada por Tolkien em “Sobre contos de fadas” (1947), este artigo evidencia a importância dessa personagem para o desenvolvimento da narrativa, e as mudanças que decorrem por meio do aparecimento da mesma. Assim, em concordância com o entendimento todoroviano, Tom se configura como fantástico em um enredo previamente maravilhoso, fazendo com que seu aparecimento desloque todo o ambiente narrativo daquilo que se compreende como maravilhoso puro para fantástico-maravilhoso. Essa mudança e as decisões tomadas a partir dela se mostram como essencial não só para a compreensão do contexto em torno da personagem, mas também para o desenvolvimento de todo o enredo do romance.
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Referências
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