A ESTÉTICA DO HORROR NA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA
Palavras-chave:
Testemunho. Holocausto. Representações culturais. Estética.Resumo
O horror percorreu um sinuoso caminho até chegar a ser de fato objeto de contemplação artística, no final do século XVIII. Ocorre que, após a eclosão das guerras – principalmente com o advento do Holocausto e de outros genocídios – o horror passou a se figurar, não como uma opção estética, mas como algo inevitável, afinal, como dirá Adorno, escrever poesia feita após Auschwitz é um ato de barbárie. O presente artigo busca então investigar a maneira segundo a qual as produções artísticas materializam o genocídio judaico, constituindo-se como uma outra forma de testemunho.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha (Homo Sacer III). tradução Selvino J Assmann . – São Paulo: Boitempo, 2008
ASSMANN, Aleida. “Memory, Individual and Collective”. In: Robert E. Goodin and Charles Tilly (Eds.): The Oxford Handbook of Contextual Political Analysis. Oxford: OUP, 2006.
BENVENUTI, Arturo. Imprisoned – drawings from Nazi concentration camps. Nova Iorque: Skyhorse Publishing; Illustrated Edition, 2017.
BERTIN, Carolina. Sob a Sobra de um Xale: um estudo sobre a estética da literatura da Shoá. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2013.
BLIKSTEIN
LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes. Tradução Luiz Sergio Henriques. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
HOFFMAN, Eva. After Such Knowledge: Memory, History, and the Legacy of the Holocaust. New York: Public Affairs, 2004.
ROSENBERG, Pnina. “Art during the Holocaust” (2015). In: Jewish Women’s Archive https://jwa.org/encyclopedia/article/art-during-holocaust. Acesso em 07 de janeiro de 2020.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, Memória, Literatura: O Testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
______. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.