O SILÊNCIO DE TÂMIRIS, O LACÔNICO AQUILES, O SINUOSO ODISSEU – THAUMASTON, POESIA E MEMÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n20.2022.12Palavras-chave:
Poesia épica, Maravilhoso, HomeroResumo
O presente artigo visa apresentar as diferentes modalizações através das quais o epos homérico deu ensejo à criação do maravilhoso (thaumaston) no discurso épico, destacando, entre outros, três personagens paradigmáticos que estão presentes em suas duas epopeias, a Ilíada e a Odisseia, mas que também aparecem em outros contextos genológicos (poesia lírica, drama, mito etc.). A partir do cotejo entre os caracteres dos personagens Tâmiris, Aquiles e Odisseu, e, consequentemente, de suas vozes poéticas inseridas no concerto geral do epos homérico, busca-se, dessarte, as origens do maravilhoso no discurso épico do Ocidente, também relacionadas com as Musas e a memória. Em outras palavras, a análise partirá da própria epopeia e não de conceitualizações posteriores a respeito do referido thaumaston, gestadas, por exemplo, pela Poética aristotélica ou pela República platônica, consistindo nisso sua contribuição.
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