O SILÊNCIO DE TÂMIRIS, O LACÔNICO AQUILES, O SINUOSO ODISSEU – THAUMASTON, POESIA E MEMÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n20.2022.12

Palavras-chave:

Poesia épica, Maravilhoso, Homero

Resumo

O presente artigo visa apresentar as diferentes modalizações através das quais o epos homérico deu ensejo à criação do maravilhoso (thaumaston) no discurso épico, destacando, entre outros, três personagens paradigmáticos que estão presentes em suas duas epopeias, a Ilíada e a Odisseia, mas que também aparecem em outros contextos genológicos (poesia lírica, drama, mito etc.). A partir do cotejo entre os caracteres dos personagens Tâmiris, Aquiles e Odisseu, e, consequentemente, de suas vozes poéticas inseridas no concerto geral do epos homérico, busca-se, dessarte, as origens do maravilhoso no discurso épico do Ocidente, também relacionadas com as Musas e a memória. Em outras palavras, a análise partirá da própria epopeia e não de conceitualizações posteriores a respeito do referido thaumaston, gestadas, por exemplo, pela Poética aristotélica ou pela República platônica, consistindo nisso sua contribuição.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

André de Sena Wanderley, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

André de Sena Wanderley é Doutor em Letras. Professor da UFPE (Departamento de Letras/Teoria da literatura). Autor de obras teóricas autorais, a exemplo de Visões do ultrarromantismo: melancolia literária e modo ultrarromântico (2011, EDUFPE) e Notas sobre a literatura imaginativa (2020, EDUFPE), e obras organizadas, a exemplo de Literatura fantástica & afins (EDUFPE, 2012), Literatura fantástica e orientalismo (EDUFPE, 2013), Literatura fantástica em Pernambuco & Histórias de fantasmas (EDUFPE, 2015) e Literatura fantástica, casas mal-assombradas, metamorfoses (EDUFPE, 2020). É o idealizador e líder do Belvidera - Núcleo de Estudos Oitocentistas, e membro-pesquisador dos grupos de estudo Vertentes do Fantástico (UNESP-SP), Núcleo de Estudos sobre Gêneros (NIG-UFPE) e Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano (UFPE). Tem experiência na área de literatura, teoria e crítica literárias, poética, literatura comparada, especializando-se na literatura oitocentista brasileira e de outros países, com ênfase especial nas séries, gêneros, subgêneros e modalidades imaginativas (romantismo, ultrarromantismo, literatura fantástica, gótica, de horror, narrativas de viagem, contos de fadas, modo simbolista etc.), mas também interessado e estudioso de literatura antiga (clássica), medieval, renascentista, barroca e árcade. Também desenvolve trabalhos como compositor, músico e letrista no grupo Mar Assombrado. Homepage: www.andredesena.com

 

 

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Publicado

2022-02-28

Como Citar

WANDERLEY, André de Sena.
O SILÊNCIO DE TÂMIRIS, O LACÔNICO AQUILES, O SINUOSO ODISSEU – THAUMASTON, POESIA E MEMÓRIA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 239–259, 28 Fev 2022 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16736. Acesso em: 6 nov 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários